Concursos Públicos e Saúde Mental — Como Manter o Equilíbrio Durante a Preparação Para as Provas
Quer saber como equilibrar estudo para concursos públicos e saúde mental? Confira dicas imperdíveis no artigo.
Ser aprovado em um concurso público é objetivo comum para profissionais de diversos níveis. O setor jurídico oferece muitas oportunidades e é o foco de advogados com diferentes graus de formação e áreas de atuação. Porém, durante a preparação para as provas, é preciso prestar atenção à relação entre concursos públicos e saúde mental.
É normal despender muito tempo e esforço para alcançar o melhor resultado no exame, mas é importante ficar atento para não se descuidar da saúde física e emocional nesse percurso. Continue lendo o texto para saber:
qual é a importância de conciliar estudos para concurso público e saúde mental;
como cuidar da saúde mental durante a preparação para o concurso público.
Qual é a importância de conciliar estudos para concurso público e saúde mental?
Muitos concurseiros dedicados acabam se esquecendo de cuidar da saúde mental durante a preparação para a prova, o que é um resultado comum da união da ansiedade e do medo de ser reprovado. Porém, o efeito quase sempre é o oposto do desejado.
Ficar noites em claro estudando e abrir mão da vida social não melhora as chances de sucesso em provas e concursos públicos. Pelo contrário, esses fatores podem causar exaustão e prejudicar os estudos, sem mencionar o impacto negativo que podem ter durante a prova.
Por isso, é importante se dedicar aos estudos, se esforçar e se comprometer, mas dentro dos limites do seu corpo e da sua mente, de modo a não prejudicar sua saúde.
Como cuidar da saúde mental durante a preparação para o concurso público? 7 dicas
Se você já fez sua inscrição e quer equilibrar seus estudos para concurso público e sua saúde mental, vale a pena parar e analisar a situação. Veja aqui algumas dicas que vão te ajudar a alcançar o melhor resultado possível:
1. Crie um plano de estudos
Muita ansiedade durante a preparação para o concurso vem de não se sentir preparado. Por sua vez, essa sensação ocorre quando você não sabe se o que estudou é o suficiente para fazer a prova.
A solução aqui é bem simples: monte um cronograma de estudos e siga-o tão bem quanto possível. Assim, você sabe exatamente o que estudar, quanto tempo vai levar e pode ver seu progresso ao longo do caminho.
2. Estabeleça pequenas metas
Seu objetivo principal é passar na prova, mas também é importante coletar vitórias menores. Por exemplo, estabelecer metas diárias, semanais e mensais de estudo é uma forma de manter a sua motivação e também conseguir um aumento de confiança em seus próprios conhecimentos.
3. Tenha uma rotina de sono saudável
Não faltam exemplos de pessoas que trocam algumas noites de sono por mais horas de estudos, e essa é uma das coisas que não devem ser feitas na reta final da sua preparação. Afinal, o sono é necessário para reter a informação obtida durante os estudos e facilitar a concentração durante a prova.
4. Pratique atividade física
A saúde do corpo também tem um efeito direto no desempenho de estudos e durante a prova. Uma pessoa que pratica atividade física regularmente apresenta melhor concentração e disposição. No entanto, não é necessário passar muito tempo fazendo atividade física. Meia hora de alongamentos e exercícios leves por dia já faz uma grande diferença.
5. Cuide da alimentação
A alimentação é outro aspecto fundamental na relação entre concurso público e saúde mental. Afinal, seu cérebro precisa de energia e nutrientes para processar toda a informação que você está absorvendo.
6. Não abra mão de momentos de descanso e diversão
Contato social e entretenimento são ingredientes fundamentais para o sucesso no concurso, evitando que seu olhar fique viciado no conteúdo, o que o torna mais fácil de absorver no futuro. Ter relacionamentos saudáveis também é importante para sua saúde mental.
7. Respeite o seu ritmo
Por último, entenda que o seu limite é diferente daquele de outros concurseiros. É melhor reconhecer o seu próprio ritmo do que se forçar e não conseguir seguir o seu plano original.
Leia também: Experiência Ceisc oferece preparação gratuita para concursos públicos
Com essas dicas, você já tem uma direção para equilibrar concurso público e saúde mental. Se você busca uma aprovação, monte seu planejamento e dê um passo de cada vez.
Quer mais algumas dicas para facilitar o seu trabalho? Então saiba como otimizar sua preparação para a prova da OAB com a análise SWOT.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br